Coordenação:
Público-alvo: Fisioterapeutas com diploma de graduação em instituição reconhecida pelo MEC.
Atualmente, observa-se um desenvolvimento crescente dos métodos de avaliação e técnicas de tratamento fisioterapêutico, exigindo profissionais aptos para desenvolvê-los. Infelizmente, o mercado educacional não tem conseguido atender essa demanda da forma exigida e necessária.
Por este motivo, uma grande parte desses profissionais acaba tendo que se deslocar do seu local de atuação para outro em ambiente nacional e/ou internacional na busca pela capacitação exigida. Grandes instituições acabam monopolizando este mercado e realizando cursos em locais que não os possuem, além dos realizados nos seus pontos de origem para atender a demanda, porém, mesmo assim, tais cursos não alcançam a excelência do ensino, já que a infraestrutura dos cursos originais não pode ser transportada, para outras localidades.
A especialidade Fisioterapia em Terapia Intensiva foi aprovada em 2011, pela Resolução do COFFITO nº. 402, de 03 de agosto de 2011. Trata-se de uma conquista recente para a profissão, que é fundamento para proporcionar o atendimento especializado ao paciente. A atuação do Fisioterapeuta Intensivista se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do cliente/paciente/usuário.
Brasília está se tornando o polo de saúde a nível nacional, contando inclusive, com serviços de grande custo e demandas tecnológicas. A fisioterapia em Terapia Intensiva e Cardiorrespiratória teve um aumento expressivo com a pandemia, abrindo novas oportunidades de emprego, exigindo capacitação e experiência para tratamento do paciente em alta complexidade. Existem especializações em Brasília para a formação desse profissional, porém nenhuma instituição oferta
curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva e Cardiorrespiratória no formato que estamos propondo. Esse será um curso inovador, habilitando o fisioterapeuta a atuar em nível de excelência associando a ciência e assistência no tratamento desses pacientes.
Atender a demanda de alunos graduados e profissionais em exercício, proporcionando o atendimento especializado e
desenvolvimento técnico-científico na especialidade de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Cardiorrespiratória.
Fisioterapia Baseada em Evidências; Anatomia e Fisiologia dos sistemas cardiovascular e respiratório; Fisiopatologia Cardiovascular e Respiratória; Tratamento clínico; Abordagem Interdisciplinar no Hospital; Exames de Imagem e laboratoriais; Ventilação Mecânica Invasiva; Ventilação Mecânica Invasiva – Estratégias ventilatórias específicas; Ventilação Não-Invasiva e Desmame Ventilatório; Avaliação Clínica e Avaliação Funcional do paciente crítico; Mobilização Precoce; Farmacologia aplicada aos sistemas cardiovascular; Respiratório e Neuromuscular; Atuação do Fisioterapeuta na Urgência e Emergência e Módulo Prático.
Duração do curso: 12 meses
Carga horária: 800h (360h teóricas e 440h práticas)
Local de realização: Hospital Brasília – Unidade Águas Claras (Formato presencial).
Periodicidade: as aulas teóricas ocorrem mensalmente às sextas das 18h às 22h e sábado das 08h30 às 17h30. As aulas práticas são realizadas 2x na semana, no Hospital Brasília – Unidades Águas Claras, no seguinte esquema: Grupo 1 – segunda e quarta; Grupo 2 – terça e quinta, das 08h às 12h ou 14h às 18h.
Inscrições abertas